Chapter Select
O crescimento é uma escolha: Introdução
Escolher crescer é o primeiro passo, mas todos os passos seguintes precisam de ser planeados cuidadosamente para te ajudar a alcançar os teus objetivos. Este artigo é a versão “acelerada” do caminho Aprender a crescer da Escola de Criadores, e será uma série dividida em quatro partes e focada no crescimento dos criadores. Este artigo é dirigido a criadores que procuram conselhos rápidos que os ajudem a levar as suas transmissões em direto mais longe, mas que não sabem onde procurá-los fora da Twitch. Ao longo desta viagem, vamos cobrir as quatro seguintes questões de forma breve:
Como posso trazer novos espetadores para o meu canal?
Existem vários fatores que podem encorajar os novos espetadores a encontrarem o teu canal na Twitch. A boa notícia é que existem alguns passos que podes tomar agora mesmo!
O primeiro é a escolha dos conteúdos que decides transmitir. És encorajado(a) a criar conteúdos dos quais gostes a nível pessoal, seja um jogo que adores jogar ou ao incorporar um hobby como maquilhagem ou culinária nas tuas transmissões. Contudo, ao reveres os teus dados pós-transmissão, poderás chegar à conclusão de que existem alturas em que os conteúdos que escolheste nem sempre te permitirão alcançar os resultados que desejas. Alguns conteúdos são mais populares que outros, e dependendo do público que estás a tentar alcançar, os conteúdos que escolheres serão um fator decisivo para a angariação de novos espetadores.
Muitas vezes a questão é: “será melhor estar no topo de uma categoria menos popular ou a meio da tabela de uma categoria muito popular?” Qualquer uma das opções é adequada, dependendo de diversas variáveis que estão fora do teu controlo. Usar os dados que já possuis para tomar uma decisão é um bom ponto de partida. No teu painel de controlo dos criadores, sob o menu pendente “Informações”, seleciona a opção Análise de Canal. Aqui encontrarás vários dados úteis que te encorajamos a explorar, mas para esta finalidade, procura o item “Que categorias é que os meus espetadores gostam de ver?”. Esta opção acompanha os dados relativos aos conteúdos a que os teus espetadores assistiram ao longo dos últimos 7 dias fora do teu canal. Aqui verás uma lista dos jogos ou de outros conteúdos da Twitch que poderás experimentar transmitir de modo a atrair novos espetadores que poderão desfrutar deste tipo de conteúdos no teu canal. **
O que posso fazer para que os espetadores regressem ao meu canal?
Sendo tu criador(a) na Twitch, também é provável que sejas espetador(a) e consumidor(a) de conteúdos. Por isso, de certa forma já sabes o que te deixa interessado(a) num canal ou o que te faz querer regressar! Como primeiro passo, pensa no seguinte: o que te faz voltar às transmissões do teu streamer favorito? Será o conteúdo, o nível de perícia, a interatividade, a qualidade do vídeo ou do áudio? O que torna as suas transmissões tão únicas e interessantes? Talvez seja um conjunto de diferentes elementos que se conjugam parar criar algo que consideras interessante. O que todos estes aspetos têm em comum é que te providenciam algum tipo de valor enquanto espetador(a); algo que retiras do conteúdo, que consideras ter valor, que te faz regressar e que te mantém a interagir com o streamer em questão.
Agora, pensa no valor que providencias aos teus espetadores. Que tipo de espaço tencionas criar? Que capacidades pretendes partilhar? Com que sentimento pretendes deixar os teus espetadores quando acabas uma transmissão e ficas offline? Depois de responderes a estas questões, estarás numa posição muito mais vantajosa para incorporares estas novas informações em transmissões de elevado interesse e que deverão encorajar os espetadores a regressarem ao teu canal.
Esta questão tem várias respostas diferentes, mas uma das soluções mais simples é manter uma agenda de transmissões consistente. Se o fizeres, os teus espetadores terão mais facilidade em saber quando estás em direto e até poderão integrar as tuas transmissões regulares na sua rotina. Podes utilizar a ferramenta de Agenda da Twitch, que converte os fusos horários conforme necessário, para te ajudar a partilhar a tua agenda com os teus espetadores para que eles saibam quando vais estar em direto. Além disso, os teus espetadores também podem definir lembretes para receberem notificações quando entras em direto!
Outra ação imediata que podes adotar para responderes tu próprio(a) a esta questão é simplesmente encorajar os espetadores a regressarem ao teu canal. Existe uma variedade tão grande de conteúdos na Twitch para os espetadores consumirem que não deves partir do princípio que eles terão sempre tempo para regressar ao teu canal. Começar por lhes pedir para regressarem e dizer-lhes quando podem contar com a tua próxima transmissão pode ajudar bastante. Por exemplo, “Muito obrigado por assistirem à transmissão de hoje! Caso tenham gostado, vou estar em direto outra vez amanhã de manhã, por isso peguem no vosso café ou chá e juntem-se a mim.” Isto pode parecer simples, mas um singelo pedido ou lembrete pode ajudar bastante.
Como posso ajudar os novos espetadores a encontrarem o meu canal quando estou offline?
Enquanto criador(a), pode ser difícil gerir a visibilidade do teu canal enquanto estás em direto, mas existem várias medidas que podes tomar para ajudar o teu conteúdo a destacar-se sem sequer premires o botão “Entrar em direto”.
Enquanto ponto de partida, os clipes das transmissões são um ativo valioso para o crescimento do teu canal enquanto estás offline. Os clipes servem para partilhar momentos importantes das tuas transmissões e que os teus espetadores atuais podem ter perdido, ou a que os novos espetadores poderão assistir e, em resultado disso, visitar o teu canal. Como primeiro passo, encoraja a tua comunidade a criar clipes dos teus momentos mais épicos, dos teus fracassos mais hilariantes ou de conversas motivadoras e inspiradoras. Podes depois encontrar estes clipes no teu painel de controlo dos criadores no menu pendente Conteúdo > Clipes. Aqui verás os clipes que criaste e os clipes do teu canal criados por terceiros. Depois de selecionares um clipe para partilhar, transfere o clipe para o carregares para as tuas redes sociais. A taxa de cliques de um vídeo incorporado é superior em comparação com os cliques numa ligação para um clipe. *Nota: não te esqueças de pedir ao teu chat ou aos teus moderadores para criarem clipes que penses serem importantes e não partas do princípio que os clipes serão criados automaticamente enquanto estás em direto. Mas lembra-te que também podes criar os teus próprios clipes a partir da secção das ações rápidas do Gestor de Transmissões.
Mais à frente nesta série, falaremos dos clipes editados e da sua importância. Contudo, nem todos os criadores têm o conhecimento e/ou as ferramentas para editarem os seus próprios clipes.
Como posso variar os meus conteúdos na Twitch?
A Twitch enquanto serviço providencia uma grande variedade de conteúdos, desde videojogos a culinária, passando por ASMR e música! Num determinado ponto da tua viagem enquanto criador, poderás dar por ti sem ideias para apresentar novos conteúdos ao teu público.
Infelizmente, não existem soluções fáceis para te ajudar a resolver este problema, já que cada criador tem as suas próprias circunstâncias únicas. Podes experimentar fazer uma pausa criativa para reabasteceres as tuas energias, testar aquela ideia louca que não te sai da cabeça mas que consideras demasiado arriscada ou diferente do teu conteúdo regular, ou até pedir ajuda ou orientação a outros criadores.
Tal como todas as questões que cobrimos até agora, a boa notícia é que existem várias soluções para cada problema que podes experimentar, e como tal encorajamos-te não só a tentar diferentes opções, como também a analisar o conteúdo que produzes de modo a descobrir o que está a correr bem e o que pode ser melhorado. Isto pode passar por rever os teus VODs, pedir feedback à tua comunidade ou usar os dados que podes encontrar no painel de controlo dos criadores para gerares uma análise mais aprofundada.
Um dos principais pontos a reter é que desfrutar dos conteúdos que crias é algo de muito importante para qualquer streamer na Twitch. Se não gostares do conteúdo que estás a criar, o mais provável é os teus espetadores também não gostem.
Com todas estas informações em mãos, não te esqueças de consultar os nossos outros artigos relativos à construção da comunidade e à criação de conteúdo envolvente na Escola de Criadores! Não te esqueças que a única pessoa que pode melhorar o teu conteúdo és tu.