Guia: Conceitos básicos de hardware para músicos
As transmissões de música não precisam de ser complicadas. Fica com algumas dicas de hardware simples que te vão ajudar a criar a tua primeira transmissão.
Primeiros passos
Existem alguns itens básicos de que vais precisar para começar.
- Precisas de um computador com potência suficiente para lidar com o streaming. Não precisas de um ter um PC monstruoso, mas um processador e uma placa de vídeo modernos ajudar-te-ão a alcançar uma transmissão de boa qualidade.
- A maior parte dos computadores portáteis modernos incluem uma webcam e um microfone integrados, mas se usares um computador desktop é provável que precises de comprar estes artigos em separado.
- Precisas de uma boa ligação à internet com velocidades de carregamento de pelo menos 5-10 megabits por segundo (Mbps). Recomendamos vivamente uma ligação por fio ao teu router, porque o Wi-Fi é muito menos fiável para o streaming.
- Se quiseres adicionar periféricos como webcams externas, microfones e misturadores, precisas de certificar-te de que tens portas USB suficientes para ligar todos os teus dispositivos. A maior parte dos desktops terá bastantes, mas os utilizadores de portáteis poderão necessitar de um hub USB. Se usas um MacBook Pro moderno (2015 ou posterior), um hub USB-C para USB-A dar-te-á compatibilidade com um maior leque de equipamentos.
Precisas de mais conselhos sobre como escolher o hardware certo? Consulta este guia na nossa secção de ajuda.
Equipamento básico: microfone USB
Se és cantor ou músico e apenas precisas de um microfone para começar, ou se quiseres simplesmente falar sobre música com a tua comunidade, podes ligar um microfone USB ao teu computador para obter uma configuração áudio simples.
Exemplo: o microfone Yeti da Blue pode ser ligado diretamente à porta USB do teu computador para te proporcionar um grande salto qualitativo em comparação com um microfone integrado, e também tem uma entrada de auscultadores para monitorizares o teu áudio.
Um computador portátil e um microfone proporcionam uma fantástica configuração básica para cantores/compositores com uma guitarra acústica ou simplesmente para conversar com os espetadores.
Equipamento intermédio: Interface/misturador USB
É possível que tenhas já algum equipamento que usas para gravações em casa ou espetáculos ao vivo. Se quiseres usar um microfone XLR juntamente com os teus instrumentos, um simples misturador USB pode funcionar bem.
Exemplo: o Focusrite Scarlett Solo é ótimo para músicos que atuam com faixa vocal e um único instrumento; tem ligação para um microfone XLR e ainda uma entrada de 6,3 mm para ligares um instrumento à tua escolha.
Esta seria uma boa configuração para um guitarrista elétrico ou um teclista; se tens apenas um instrumento com saída de linha, isto vai ajudar-te a arrancar rapidamente.
Equipamento avançado
Desde que tenhas uma forma de levares o som até ao teu computador, o céu é o limite. Um microfone pode ser tudo o que precisas para começar, mas cada músico tem as suas próprias necessidades.
Conforme fores apostando cada vez mais no streaming, podes sempre continuar a melhorar e a personalizar o teu equipamento de áudio à medida das tuas necessidades.
Se precisares de conselhos, a nossa comunidade Twitch Music Assist no Discord permitir-te-á ficar a conhecer streamers de música experientes que te podem ajudar a criar um som fantástico para as tuas transmissões.